Skip to content

Os 10 Melhores Filmes da 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Embora a 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo tenha encerrado com a Repescagem que seguiu até o dia 7 de novembro, as responsabilidades diárias impediram que publicássemos comentários sobre todos os filmes assistidos até o início deste mês. Portanto, chega somente agora a nossa lista dos dez melhores filmes assistidos no festival que anualmente promove uma maratona de tirar o fôlego para cinéfilos.

Chegamos a este top 10 devendo algumas coisas. Devido a nossa distância do palco do CineSesc, não obtemos uma gravação de qualidade do bate-papo realizado com o diretor Michael Wahrmann, de “Avanti Popolo“. Alguns trechos dos depoimentos de Ricardo Pretti sobre “O Rio nos Pertence” também foram comprometidos. Com mais tempo e paciência, pretendemos realizar as transcrições das duas gravações e publicá-las futuramente. Além do mais, temos aproximadamente duas horas de registros da conversa com o cineasta coreano Park Chan-wook promovida no teatro da FAAP. Está em nossos planos fazer uma homenagem a Park e a transcrição será destinada para essa ocasião.

Também sentimos a necessidade de dedicar um parágrafo aos colegas de blogosfera que conhecemos ou revimos durante a Mostra. Colega na direção da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos e editor do Pós-Première, Elton Telles dividiu muitas sessões com a gente, bem como o seu amigo cinéfilo Paulo Soares. Também conhecemos Erasmo Penteado, do Vision de Cinematique. Os demais colegas já são rostos conhecidos: Adécio Moreira Jr. (Poses e Neuroses), Cecilia Barroso (Cenas de Cinema), Hélio Flores (Cinefilia.com), Márcio Sallem (Em Cartaz), Maurício Ribeiro (Spoiler Movies) e Rafael Carvalho (Moviola Digital).

Vale dizer também que participamos de três listas sobre a Mostra promovidos por três sites diferentes. Como colaborador do Cenas de Cinema, pude dizer quais foram os destaques do festival a partir de uma lista temática. Na Sociedade Brasileira dos Blogueiros Cinéfilos, todos os membros que cubriram o evento apontaram um filme favorito. Por fim, a Liga dos Blogues Cinematográficos, da qual sou membro desde o início deste ano, fechou uma lista não publicada no site com os dez melhores filmes da edição a partir de um top 10 feito pelos membros.

Sem mais delongas, confiram a nossa seleção por ordem de preferência. Todos os filmes foram devidamente comentados, basta clicar no sinal de adição para ler a resenha.

  Apenas um Suspiro | Le temps de l'aventure

01. Apenas um Suspiro +

  Confissão de Assassinato | Nae-ga sal-in-beom-i-da

02. Confissão de Assassinato +

  Cães Errantes | Jiao you

03. Cães Errantes +

 

O que os Homens Falam | Una pistola en cada mano

04. O que os Homens Falam +

  Somos o que Somos | We Are What We Are

05. Somos o que Somos +

  Olhos Frios | Gam-si-ja-deul

06. Olhos Frios +

  Educação Sentimental

07. Educação Sentimental +

  Instinto Materno | Pozitia copilului

08. Instinto Materno +

  Tatuagem

09. Tatuagem +

  A Ternura | La tendresse

10. A Ternura +

 

3 Comments

  1. João João

    Você viu quantos filmes na Mostra? 11? Para ter um top 10 assim você não deve ter visto nenhum filme realmente bom.

  2. […] com Gabriel Byrne “Apenas Um Suspiro”, aquele que foi um dos melhores filmes exibidos na edição do ano passado da Mostra Internacional de Cinema, a expectativa de ver Emmanuelle Devos em mais uma história […]

Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers:

%d blogueiros gostam disto: